Iniciação à Vida Cristã (Catequese)
O que é: Catequese (Comissão da Iniciação à Vida Cristã): Tem como missão desenvolver um processo permanente de iniciação e formação na fé, com ênfase nas crianças, jovens e adultos, à luz da Palavra de Deus, proporcionando um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que leve à conversão, ao engajamento na comunidade eclesial e ao compromisso missionário.
O que faz: A missão da Catequese é preparar as crianças, jovens e adultos para a vida cristã, os despertando dentro da fé e nutrindo um profundo amor a Jesus, à sua Palavra e à sua Igreja nesse processo de iniciação Cristã passam por etapas específicos da vida cristo. Saiba Mais
Grupos de Rua
O que é: Esta pastoral desenvolve os trabalhos de integração do povo de Deus com a comunidade local, evangelizando famílias através de visitas nas casas, com oração, partilha da palavra e experiências, formando pequenas comunidades.
O que faz: Realiza o santo terço nas praças dos bairros da Paróquia realizando encontros em casas, novenas de Natal, campanha da fraternidade. Saiba Mais
Pastoral da Comunicação
O que é: A PASCOM se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais, sendo assim, o conteúdo deve ser fornecido pelas pastorais para que possamos anunciar a Igreja.
A principal função da PASCOM dentro da Igreja é comunicar. Mas só comunicar? Acredite comunicar não é só comunicar. A comunicação que a PASCOM trabalha vai desde a comunicação entre as pastorais, movimentos e comunidades, e organização de eventos e trabalhos (tais como jornais, face book, instagram, site e festivais, etc).
A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.
O que faz: Divulgar as atividades da vida paroquial por meio das redes sociais, realizando transmissão de missas, adorações, formações auxiliando as pastorais nas divulgações de suas atividades. Saiba Mais
Pastoral do Batismo
O que é: A missão da Pastoral do Batismo é a preparação dos pais/padrinhos para o sacramento do batismo que será recebido pelos seus filhos/afilhados. Despertando nos corações dos pais e padrinhos a alegria de pertencerem à Igreja, a partir do encontro com Jesus Cristo.
O que faz: Formar pais e padrinhos para preparação do batismo e preparar e auxilia na celebrações do batismo. Saiba Mais
Pastoral do Dízimo
O que é: A missão da Pastoral é de conscientizar os paroquianos que o Dízimo é um ato de amor e um gesto de partilha motivando, planejando, organizando e executando iniciativas para o funcionamento do dízimo, e acompanhando os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto na Igreja particular.
O que faz: Fazem plantões em todas as celebrações para o acompanhamento e cadastramento de novos dizimistas promovendo campanhas de conscientização sobre o dízimo. Saiba Mais
Pastoral Familiar
O que é: A missão evangelizadora da Pastoral Familiar é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares. Para isso, é imprescindível promover articulações dentro e fora da Igreja, para defender a vida em todas as suas etapas e dinamizar e orientar ações em favor da família.
O que faz: Realizam encontros com casais promovendo a preparação de noivos, retiros de espiritualidade para as famílias e encontros da semana nacional da família. Saiba Mais
Pastoral da Liturgia
O que é: Liturgia é a compilação de ritos e cerimônias relativas ao ofícios divinos das igrejas cristãs. É uma palavra que se aplica mais a missas ou rituais da igreja católica.
A missão da Pastoral Litúrgica é de coordenar e uniformizar a ação litúrgica em toda a paróquia, conforme a orientação da Igreja, relacionadas à realização de atos celebrativos, ou seja, para apoiar a realização da Santa Missa. Atua também na realização de outros eventos ligados às celebrações da Igreja, como a realização de procissões, organização de celebrações da palavra, entre outros.
O que faz: Organizar a Liturgia que acontece em uma comunidade através de equipes organizando todo o trabalho litúrgico da comunidade como leituras, ornamentação, etc.
Pastoral da Acolhida
O que é: “Acolher o outro é acolher a Deus em pessoa” (Papa Francisco). No processo de acolhimento, especificamente na vida paroquial, a pastoral da acolhida se apresenta como principal objetivo promover o espírito de integração e fraternidade, suscitando o sentido de pertença o bem-estar de todas as pessoas na comunidade criando um ambiente fraterno, revelador da presença de Jesus, promovendo uma melhor e adequada recepção e integração das pessoas que já participam das atividades comunitárias, bem como daquelas que procuram a comunidade em ocasiões especiais, ou mesmo daquelas que procuram pela primeira vez, promovendo o acolhimento nas celebrações e nos serviços eclesiais em geral.
O que faz: Promovem o acolhimento as pessoas nas celebrações e nos serviços eclesiais em geral. Saiba Mais
Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
O que é: O ministro extraordinário da sagrada comunhão[1] é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.
O que faz: Auxilia o celebrante na distribuição da Eucaristia nas celebrações litúrgicas; realiza distribuir a Eucaristia aos doentes e idosos. Saiba Mais
Pastoral das Sacristãs
O que é: A Pastoral das Sacristãs é a responsável por organizar e garantir a ordem e limpeza dos paramentos litúrgicos, roupas dos padres e itens da sacristia em geral, armários, toalhas, entre diversos outros. O grupo prepara ainda o altar para missas solenes e cuida dos detalhes das celebrações mais especiais. O objetivo da pastoral é zelar para que as celebrações ocorram da melhor maneira possível e sigam a tradição da Igreja tendo à disposição os itens necessários a cada missa/tempo litúrgico.
O que faz: Responsável por cuidar e zelar dos paramentos e vestes litúrgicas e do ambiente da sacristia. Saiba Mais
Pastoral dos Acólitos
O que é: Palavra que vem do Grego “akólythos”, que significa companheiro de viagem. A presença de acólitos auxiliando as celebrações nos altares é tão antiga quanto a Igreja. O ofício dos acólitos consiste em ajudar o celebrante nos serviços do altar durante a missa ou celebração da palavra, sendo ele essencial para o bom andamento da celebração O serviço do acólito e do coroinha leva às crianças e adolescente a oportunidade de participarem de uma pastoral que tem como principal objetivo servir o próprio Cristo por meio do sacerdote.
O que faz: Auxilia junto com os coroinhas no ofício litúrgico e auxilia os leitores da comunidade. Saiba Mais
Pastoral dos Cerimoniários
O que é: Cerimoniário é um dos ofícios da liturgia no rito romano sua função é fazer com que a celebração brilhe pelo decoro e ordem, para isso o cerimoniário deve trabalhar em íntima colaboração com o sacerdote celebrante e as demais pessoas que tem por função coordenar as diferentes partes da celebração.
O cerimoniário deve ser perfeito conhecedor da liturgia, suas leis e preceitos, sua história e sua natureza. Deve levar em conta na preparação e na execução da cerimônia, não apenas sua organização de forma prática, mas também o aspecto pastoral. Não deve perder de vista a tradição litúrgica da Igreja universal e os pios costumes da Igreja particular.
O que faz: São funções do cerimoniário organizar as procissões sejam elas de entrada, de saída, ou ainda procissões externas à Igreja, prepara as ações sagradas a fim de que sejam devidamente organizadas e exercidas com decoro, ordem e piedade pelos ministros sagrados, fiéis leigos e demais pastorais. Saiba Mais
Pastoral dos Coroinhas
O que é: A missão do coroinha é prestar serviços ao altar nas Celebrações Eucarísticas em toda a liturgia. Mas não apenas isso, a sua missão é muito maior: o coroinha tem o compromisso de zelar e defender a eucaristia. No seu serviço, a Pastoral dos Coroinhas consegue despertar nas crianças e adolescentes um verdadeiro respeito e amor pela Sagrada Eucaristia. Também incentiva a espiritualidade dos coroinhas, instruindo-os sobre a espiritualidade e a necessidade de uma vida de fé permeada pelas Sagradas Escrituras e fortalecida pela oração.
Este apostolado representa um trabalho vocacional importante: hoje, o coroinha que serve ao altar, futuramente pode assumir outros ministérios leigos ou até mesmo descobrir um chamado à vida religiosa ou sacerdotal.
O que faz: Ajuda no serviço litúrgico da Missa, auxiliando o presidente da celebração no manuseio dos objetos litúrgicos. Saiba Mais
11 4194-6151
11 96925-4533
secretaria@paroquiarainhasantaisabel.com.br